sábado, 14 de fevereiro de 2009

1ª Prova Pikes Peak - Race to the Sky 2009

Decorreu no passado fim de semana, 13 e 14 de Fevereiro, a primeira prova Pikes Peak.

Em terra batida, esta prova prometia ser muito disputada em todos os grupos o que não aconteceu derivado a alguns pilotos ainda não possuírem carros á escala 1:24, situação que será certamente colmatada em próximas edições derivado á grande procura destes modelos no nosso balcão de vendas.

Com o habitual convívio que já nos habituaram os pilotos que procuram as nossas provas, esta prova desenrolou-se em formato Open, também já habitual no nosso calendário desportivo.

Apresentaram-se 65 carros para subirem a maior rampa da história, Pikes Peak!
Logo nas primeiras passagens os pilotos tiveram a confirmação que bastaria uma só saída de estrada para a sua prova ficar definitivamente comprometida. A concentração foi absoluta e por vezes o silêncio foi pedido para que não houvesse qualquer tipo de distracção. Começava a subida!

Em grupo N apresentaram-se 25 carros onde os Peugeot’s 207 e 307 foram os carros mais procurados pelos pilotos deste grupo. Venceu José Carlos Aleixo no seu Peugeot 307 no tempo de 32,148 seguido de Joaquim Leal em Peugeot 207 com 33,035 e no terceiro lugar Guilherme Domingos também em Peugeot 207 que com a sua experiência em provas internacionais já lhe consegue dar uma tranquilidade e segurança para este tipo de provas onde um acidente põe tudo em questão. Em quarto lugar seguiu-se Tiago Carta que vindo sempre a melhorar deste a sua primeira passagem treino não conseguiu melhor do que 33,850, tempo que não bastaria para os seus objectivos. Em quinto lugar um estreante nestas provas, Ricardo Rodrigues que com o seu Ford Focus bem preparado conseguiu surpreender-se com esta classificação.

Em Resinas, carros fabricados em resina com a mesma preparação que os Grupo N mas podendo rectificar os apoios ao chassis derivado as falhas de acabamento nestes modelos venceu Paulo Campos com o seu Fiat com 36,243, seguido de muito perto por José Carlos Aleixo no seu Ford Escort MKII com 36,322 em terceiro Rui Costa em Peugeot 206 com 37,412. Apresentaram-se para esta prova 8 carros fabricados em resina.


Em T3 voltou a vencer José Carlos Aleixo com o seu Megane Proto com 33,169, seguido de Joaquim Leal no seu Touareg Proto a 33,595 e em terceiro Paulo Campos no seu Mitsubishi Proto a 33,782. Indicamos que em 4º lugar ficou Luís Cardoso, ficando assim 4 carros protótipos nas primeiras classificações desta rampa, carros com características para todo o terreno mas também muito rápidos em terrenos menos acidentados e muito rápidos. Venham as Bajas!


Em WRC 1:24 tivemos a vitória de Álvaro Simões no seu Toyota Corola WRC que com uma subida muito concentrada obteve o excelente resultado de 30,509 mesmo com umas quantas trazeiradas desnecessárias. Em segundo lugar Ricardo Rodrigues com um Peugeot 207 WRC a 31,360 seguido de Guilherme Domingos também com um Peugeot 207 a 34,154. Seguiram-se Paulo Campos em Delta e Jaime Almeida em Porsche. José Carlos Aleixo foi desclassificado por o seu carro ter menos de 2 mm ao solo. Numa troca de jantes e pneus atribulada não foi reparado que estes fizeram baixar substancialmente o carro o que só foi reparado no final da sua prestação.


Em Clássicos 1:24 José Carta venceu com o seu belíssimo Audi A4 a 32,648 seguido de Alvaro Simões com 34,517 no seu Porsche 911, e em terceiro Tiago Carta também em Audi A4. Seguiram-se Luis Cardoso em Fiat 131 e Neto Rodrigues em Ford Escort. Aguardam-se para as próximas edições mais e bonitos clássicos.


No Troféu Avant onde cada carro podia ser apresentado a participar desde a sua preparação inicial até á mais avançada desde que com material Avant (o que não aconteceu) venceu Vasco Simões a 34,304 seguido de Pedro Clemente a 36,532 e em terceiro Rui Ramos com 36,766.


Como foi dito no início desta crónica aguardam-se mais e bonitos 1:24, carros em forte publicidade no LSC e para quem já experimentou uma beleza na condução.

Apresentaram-se a esta prova 27 pilotos. Muito aquém do esperado, mas muito por culpa de indicações menos correctas expostas em fóruns, não colocadas por nós, o que lamentamos. Informamos desde já que só devem considerar indicações correctas as que estiverem expostas no nosso site ou forem dadas pelos envios de email, forma já comum para divulgar as nossas provas.


Para a semana mais uma edição da Rampa Pikes Peak! Por obrigações internacionais somos obrigados a antecipar a prova um fim-de-semana deixando assim de ser dias 27 e 28 mas passando a ser 20 e 21 de Fevereiro.

Indicamos também que nesta e nas competições já indicadas no calendário LSC uma das provas de cada campeonato pode ser para deitar fora, aproveitando assim as melhores do campeonato. Indicamos também que avaliado os campeonatos anteriores os pontos para a classificação serão a começar em 25 até ao 1, sempre e só com 1 ponto de intervalo o que vai tornar ainda mais emocionante os nossos campeonatos.


Junto deixamos a classificação desta prova (click)