domingo, 8 de março de 2009

Rally de Monte Carlo





O Rally é sem dúvida a disciplina que mais adeptos movimenta no slot.
Mesmo com outras provas a decorrer e também com muita aceitação realizou-se este fim de semana mais um rally no LSC, Rally de Monte Carlo.
Já não nevava a alguns tempos nas pistas de slot e como aposta do LSC foi casa cheia, 32 pilotos!
Como habito, todas as nossas provas são feitas sempre com troços novos não havendo assim os ditos "pilotos da casa", assim nesta tivemos mais uns verdadeiros vencedores, merecedores do trabalho que têm vindo a desenvolver.

Indo directamente à prova em Grupo N, quem não conhece Pedro Menezes? Com problemas no seu carro desde o primeiro troço conseguiu no ultimo, com uma pequena alteração, recuperar o tempo perdido e fazer no 3º troço o melhor tempo, conseguindo assim vencer as escassos 1,486 s de António Alves. António Alves por seu turno, de uma vez por todas reparou que o punho que usava não era efectivamente o mais correcto para a sua condução e ao usar um mais adequado conseguiu finalmente andar na frente e obter o seu primeiro 2ª lugar numa prova do LSC. Tiago Carta, o Tiago Carta de sempre, emotivo, consegue fazer o melhor e o pior mas sem dúvida um dos melhores pilotos de slot actualmente no activo. Tiago alcançou o terceiro lugar no seu Subaru a 2,851 s de Pedro Menezes.
Neste Grupo até ao 5º lugar, as diferenças entre pilotos foram de muito poucos segundos lembrando que a diferença do 5º para o primeiro foram de apenas 6,913 s.
A lição deste grupo foi ganha e sem custos por Pedro Correia, abandonando o seu punho Slot.it, já muitas vezes indicado o pior para esta modalidade, optou por desespero usar um simples Ninco daqueles que acompanham normalmente as pistas e vejam só o resultado, 6,913 s separam-no do primeiro lugar, sem duvida uma lição para outros pilotos.

Em clássicos tivemos a diferença. Pedro Menezes e os outros pilotos.
Sem duvida que numa combinação perfeita, Pedro Menezes e o seu Peugeot 205 muito bem preparado, mostrou que a experiência e muito treino é efectivamente um grande passo para uma grande vitória. Se no grupo N, por um erro de escolha de patilhão poderia ter posto tudo a perder, nesta categoria tudo estava perfeito e assim deu 41,097 s ao seu mais directo seguidor, Miguel Vale, que tinha feito uma prova espectacular na sexta-feira com o seu Renault 5 da Spirit, diria uma prova brilhante se não houvesse um Pedro Menezes pelo meio. Em terceiro lugar, não só um marco no nosso slot, José Carta, como também para quem viveu os rallys nos anos 80/90 um excelente Audi Quattro conseguiu ficar a 42,103 s do primeiro mas simplesmente a 1,006 s de Miguel Vale.

Nos S1600 tivemos...pois é, José Carlos Santos, na sua reaparição pelos slots, e logo por Lisboa, por vários motivos claro, o coração obriga por vezes grandes deslocações, veio fazer um gostinho ao dedo e deu 30,811 s ao segundo classificado que por acaso seria Pedro Menezes. Mas Pedro Menezes também não esteve bem. O seu carro não mostrou estar eficaz para esta prova, mais uma vez, se calhar, uma troca de patilhão não teria sido má ideia, os erros pagam-se caro, e ficar a mais de 30 segundos foi muito caro para Pedro Menezes. Haverá desforra?
Em terceiro José Pedro Gil, alcunhado o papa sorteios, principalmente quando carros fez jus à sua alcunha nesta entrega de prémios das provas de raid. Mas foi um aparte para dizer que quando houver mais um sorteio certifiquem-se se Pedro Gil anda por perto. Pois é nesta prova conseguiu o terceiro lugar no seu Polo a 36,277 s de José Carlos.

Em 1:24, WRC Álvaro Simões levou a melhor por 0,653 s a José Carlos Aleixo, este perdendo tudo no segundo troço que com imensas saídas deu a vitória a Álvaro. Fica para uma próxima.
António Alves, de novo, um slotista recentemente chegado á competição, mas com muita vontade de aprender, conseguiu o terceiro lugar a 32,388 s ficando à frente de alguns pilotos bem mais experientes mas que nesta prova sofreram alguns azares próprios de uma prova onde tudo é novo, até os troços!

Em Clássicos 1:24, adivinhem? Claro José Carta e Tiago Carta não deram hipótese nenhuma à concorrência. disputando entre eles o primeiro e segundo lugar onde a diferença foi ganha por José Carta simplesmente a 0,793 s de Tiago. Joaquim Leal ficando a 40,353 segundo de José Carta até poderia parecer que andou a passear no troço, mas não, o andamento da equipe CartaMotorSport é que foi estonteante.

No Troféu Avant, tivemos Vasco Simões, que mesmo pensando na sua PSP (Play Station) que ficou a arrefecer na bancada de trabalho conseguiu a brilhante vitória a 11,372 de Joaquim Leal. Em terceiro Guilherme Domingos a 30,630 s e quarto Bernardo Rodrigues a longos 119,053, mas temos de desconfiar porque o slot foi preparado por Neto Rodrigues que um dia disse: quando o meu filho me ganhar eu reformo-me (piada do cronista e obviamente mentira, o Neto já se reformou (nova piada do cronista)).

Á geral tivemos Álvaro e José Carlos Aleixo, que nem vou comentar, mas sim realço Pedro Menezes que com um carro 1:32, clássico, Peugeot 205, andou a 7,637 segundos de um WRC 1:24. Meus senhores, ou começam a andar mais depressa ou então desviem-se e deixem passar os pequeninos, neste caso grande, Pedro Menezes.

E foi mais um grande rally num ambiente fora de série, sublinho, com troços para todos os gostos, sempre novos, todos, onde só os melhores pilotos conseguem efectivamente obter bons resultados. É isso que os pilotos de rally preferem, senão andavam em pistas de velocidade onde se pode treinar à vontade.

Têm acesso à classificação aqui