quinta-feira, 18 de junho de 2009

Classificações do Campeonato de Raid

Há semelhança do que está a acontecer no país vizinho, as provas de TT/Raid, quando bem organizadas, têm sido a grande catapulta para o desenvolvimento do slot.

Não estaríamos a dizer isto se não estivéssemos a sentir na pele esta mesma evolução e a constante procura desta modalidade.

Com um campeonato longo a começar no inicio do ano de 2009 temos a participar 50 pilotos onde a média por prova tem vindo a ser mais de 30 pilotos.

Temos sentido grande evolução ao nível dos pilotos mais jovens e também os recentemente chegados à modalidade vindos muitas vezes da velocidade que para nós tem de sofrer grandes melhoramentos para se tornar de novo competitiva. Lembro que a maioria dos espaços espanhóis tem a velocidade quase parada, promovendo os seus espaços com o rally e raid.

Estamos assim gratos aos pilotos que, como nós, apreciam esta modalidade, mais propriamente no raid coisa que dá muito gozo participar e fazer troços.
O LSC está assim ciente que com mais trabalho, dedicação, tanto a nível dos pilotos como a nível da organização vamos continuar a desenvolver o que para nós foi uma aposta difícil mas visivelmente concretizável.

Mas ainda falta muito para chegar a meio o nosso projecto. Queremos ainda chegar a mais pilotos, nomeadamente os de velocidade que por ainda não conhecerem esta modalidade ainda se acanham em comparecer. Temos todo o gosto que nos visitem e venham saber porque realmente há mais pilotos em raids ou mesmo rally do que de momento em provas de velocidade.
Pensamos contribuir para que o slot não morra ou desfaleça. Lembro que é comum haver movimentos sazonais de pilotos que ora participam em velocidade ora em rally ou raid. É este o convite que fazemos aos pilotos de velocidade, está na hora de experimentar também esta modalidade.

Mas passemos as classificações do nosso raid:

Em T1, Tiago Carta com 70 pontos continua em primeiro mas seguido de muito perto por Nuno Moreira com 69 pontos, seguido de António Jorge Alves com 61 pontos.
António Jorge Alves é um exemplo de um piloto que com apenas 6 meses de slot já disputa os primeiros lugares. Têm evoluído sistematicamente com grande dedicação que pôs nos slots.
Em 4º Lugar segue José Ribeiro, e aqui está um piloto que divide a sua paixão pela velocidade e pelo Rally e Raid, e como podem ver com sucesso. Esperemos ver mais pilotos nesta situação muito em breve.

Em T2 a equipe Carta Motorsport lidera com José Carta em primeiro lugar com 74 pontos, seguido de Tiago Carta com apenas 66 mas muito campeonato por fazer. Mais uma vez António Jorge Alves não larga os primeiros seguindo em terceiro com 60 pontos. Luís Cardoso segue em quarto com 55 pontos.

Em T3 temos novamente um homem que também divide a paixão dos slots pela velocidade. Piloto Oficial do SCCL não deixa também de "dar uma perninha" nos rallys e Raids com muito bom resultado como podem verificar. Em segundo lugar segue Guilherme Domingos que com um slot muito bem preparado por Emílio Domingos (mas não um MRP) com apenas 8 anos consegue manter-se regular estando apenas a 8 pontos do líder. Em terceiro, Luís Cardoso que tem vindo a demonstrar uma grande evolução nesta classe com o fabrico de alguns carros muitos engraçados de pilotar apresentando-se muito estáveis. Seguem-se José Ribeiro e Bruno Guerreiro. Se já falámos de José Ribeiro não podemos deixar de falar de Bruno Guerreiro (Brunex). Mais um piloto que veio da velocidade e que tem se dedicado com algum empenho aos rallys e raids, e só não pode mais derivado ao seu trabalho que o faz estar ocupado muito tempo, senão tínhamos maior luta de certeza.

Em T4 nada a dizer, só tivemos ainda uma participação esporádica sem qualquer relevo ou comparação. Vamos estar muito atentos à saída das quods da Avant e esperamos como com os T5 Camiões comecemos a ter grande participações e grandes disputas.

Em T5 - Camiões Nuno Moreira segue em primeiro lugar seguido de Guilherme Domingos, lembro não é nenhum MRP é um simples MAN igual a tantas outras. Pedro Correia segue em terceiro lugar e Miguel Vale em Quarto.

Em T6 e uma escala ainda em crescimento temos Jaime Almeida em primeiro lugar seguido de Luís Cardoso e em terceiro Jorge Carvalho, mais um homem da velocidade.

Com estes reparos aos pilotos de velocidade não queremos separar a velocidade dos rallys ou dos Raids o que pretendemos é que todos os pilotos estejam atentos a esta nova (r)evolução do slot. Foi assim em Espanha (e está ainda a ser, vejam só os campeonatos que por lá se fazem e vejam a diferença em numero de pilotos) e será assim em Portugal mesmo não se entendendo alguma postura de alguns novos representantes que deixaram simplesmente de aparecer.
Veja-se a situação da SCX que enquanto era o Espanhol tudo corria ás mil maravilhas agora nem se sabe muito bem quem é porque simplesmente deixou-se de ver carros à venda nomeadamente, por exemplo, onde dantes encontrávamos mais, imagine-se, no El Corte Inglês.

Deixamos então aqui a classificação geral (CLICK)