quarta-feira, 17 de junho de 2009

Regulamentos técnicos Raid

Sem qualquer complicação, porque não são complicados os regulamentos do LSC, cada vez mais se aproximam aos regulamentos Espanhóis, nomeadamente aos Regulamentos do "Series Madrid", campeonato disputado pelo maior numero de pilotos em toda a história do slot Espanhol. Queremos deixar aqui umas pequenas notas em algumas simples preparações faladas no Workshop dado em tempos pelo LSC.

Fala-se que para preparar um carro para um raid é exigido muitos custos e longas horas de preparação.
Começando pelo T1, Ninco, Touareg, vamos aqui expor algumas teorias simples para poder fazer uma excelente prova.
O primeiro teste é tirar o magneto e coloca-lo logo a rodar na pista, ver o seu comportamento tanto ao nível de jantes como outras reacções.
Passando de imediato as alterações necessárias: a colagem ou "cintagem" do motor. É necessário que o motor esteja fixo para evitar trepidações menos desejadas.
Outra alteração é a libertação, com o corte, da limitação do braço basculante, ficando ente assim livre para poder passar melhor os obstáculos inventados pela própria marca (NINCO). Ao cortar a limitação e ao ficar totalmente solto é necessário a colagem da mola nos dos extremos sem antes dar um pouco mais de tensão para que o patihão faça mais esforço na calha. Depois aconselha-se a colagem dos fios eléctricos ao longo braço evitando que estes, soltos, empurrem a carroçaria para cima, nomeadamente no Touareg. Aconselhamos que também usem os fios para que estes sirvam de mola para levar a que o patilhão volte em despiste à posição central.
Leve o carro á pista e verifique que as alterações feitas melhoram substancialmente o slot.
Por segunda opção coloque no caso de não existir mais um conjunto de poleias vermelhas de plástico ficando assim o carro mais equilibrado. Encontra estas peças em grupos de 2 com elásticos nos stocks Ninco ou então qualquer slotista mais experiente tem sempre a mais que pode dispensar. De seguida faça experiências entre os elásticos mais fracos (pretos) ou os com mais tensão (vermelhos) e faça a sua opção.
Por ultimo escolha os amortecedores, como sabe os mais duros são os amarelos, seguidos dos azuis e por ultimo os vermelhos, mais macios. Para as provas do LSC recomendamos os vermelhos, ficando assim o carro mais macio e fácil de transpor os obstáculos.
Não esquecer o lastro. O lastro serve para equilibrar o carro. Devido á libertação do braço basculante e á tensão da mola do patilhão, este empurra mais o carro para cima. Colocando um pequeno lastro de meia dúzia de gramas coloca o carro mais equilibrado e mais fácil de conduzir.
O lastro também coloca mais carros em igualdade de circunstâncias, mostrando de uma vez por todas que assim os parques fechados podem ser mais "coloridos", aparecendo assim carros que os seus proprietários já tinham arrumado mas vitrinas por não serem tão competitivos.
Assim por menos de 5 euros, mais o valor do carro que em valores médios rondam os 45 euros, pode começar a ter um T1 competitivo.
Atrevemo-nos a dizer que muitos dos carros T1 que vão á frente do nosso campeonato só têm esta preparação.
Assim, sofrendo a mesma expansão, mas ao nível de números portugueses, também o LSC tem vindo a registar um aumento de pilotos nas provas como também tem vindo a registar dentro dos pilotos recentemente formados um significado aumento nas suas performances.
A estes regulamentos juntamos o formato das nossas provas, sempre "Open", onde cada piloto escolhe o dia e a hora que mais lhe convém para fazer a prova.
Não hesite em fazer questões, envie-as para o nosso email que responderemos dentro dos nossos conhecimentos.